domingo, 27 de março de 2011

Francisco Ferreira da Costa Neto peixe Apapa Barcos Maanaim Rio Guaporé RO.


Francisco Ferreira da Costa Neto-BARCO MAANAIM-Peixe Apapa Rio Guaporé RO.
Comumente chamado de Apapá, Sardinhão, Dourada/Herring, Pellona castelnaeana é um peixe de escamas, corpo comprimido com cabeça e boca (ligeiramente voltada para cima) relativamente pequenas. Região pré-ventral serrilhada, nadadeira adiposa e linha lateral, geralmente, ausentes.
Da família da sardinha (Pristigasteridae), a maioria das espécies desta família é de origem marinha e estuarina. As espécies de água doce são peixes pelágicos (superfície e meia água), ocorrendo em rios, lagos e matas inundadas. Pequenos cardumes de apapá são comuns em corredeiras.
No Brasil existem duas espécies que apresentam essas características e também a mesma denominação popular(Apapá), é o caso do Pellona castelnaeana (Apapá-amarelo) já sitado anteriormente e o P. flavipinnis (Apapá-branco). As duas espécies se diferenciam facilmente pela coloração amarelada do apapá-amarelo e prateada do apapá-branco, ambos com o dorso escuro. O apapá-amarelo atinge mais de 60cm de comprimento total, enquanto o apapá-branco é um pouco menor, chegando a 50cm.
As duas espécies podem ser encontradas juntas, sendo que o apapá-amarelo é mais comum e devido seu maior tamanho, mais esportivo e procurado. Esses peixes são encontrados nas Bacias amazônica e Araguaia -Tocantins (Pellona castelnaeana e P. flavipinnis) e Prata (P. flavipinnis).
Alimentam-se de pequenos peixes na superfície da água, durante as horas crepusculares. O apapá é considerado um peixe de 2ª classe, não sendo importante nas capturas comerciais, mas devido a seus espetaculares saltos após fisgados, proporcionam emoções ímpares a pescadores amadores e esportivos.
apapa_gd.jpg
O equipamento utilizado em suas pescarias é o de tamanho médio, e varas de ação rápida são os mais indicados para se fisgar esses peixes. Linhas de 10 a 12 lb com anzóis pequenos.
Podem ser capturados com iscas naturais, peixes pequenos ou em pedaços iscados sem chumbo, e artificiais como plugs de superfície e meia água, pequenas colheres e spinners.
As iscas devem ser trabalhadas bem na superfície da água. O pescador precisa ter muita atenção, porque, quando fisgados, esses peixes costumam saltar fora d’água, escapando com facilidade.
Francisco Ferreira da Costa Neto.
Barcos Maanaim Pesca Esportiva na Amazonia.
barcomaanaim@uol.com.br
Fone (69) 8131 3670


Nenhum comentário:

Postar um comentário